Preservar a natureza é empreender para um futuro melhor, e o respeito ao equilíbrio ecológico é um dos pilares da estratégia de negócios da DOMÍNIO. Em seus empreendimentos a empresa sempre busca ampliar e valorizar a destinação de áreas verdes e proteger os mananciais, demonstrando o seu real compromisso com o desenvolvimento ambiental das regiões em que atua. Entre os principais projetos desenvolvidos destacam-se:
- Criação do Parque Cândido Garcia Machado, no loteamento Colinas de Santa Bárbara, onde foi preservada a fonte de águas minerais "Dona Maria", popularmente conhecida como "Mina do Machado". Desde a sua construção, em novembro de 1998, o fontanário beneficia famílias de toda a cidade com água mineral gratuita de alta qualidade comprovada. O local tornou-se ainda um ponto turístico de Pouso Alegre. A DOMÍNIO foi responsável pelo projeto e gerenciamento das obras do Parque, e atualmente contribui para a manutenção da área.
- Criação do Parque Francisco de Assis Vilela, no loteamento Residencial Santa Rita. O Parque nasceu com o objetivo de ser uma área de entretenimento e preservação ambiental, e foi entregue ao município no ano de 2006. Em seu interior foi construído um grande lago artificial, com capacidade para reter até 18 mil metros cúbicos de águas pluviais, que funciona como um dispositivo de regularização de vazão e contenção de enchentes, beneficiando o Residencial Santa Rita e bairros próximos. Como medidas de preservação do meio ambiente, quando da inauguração do Parque, o lago recebeu centenas de peixes de diversas espécies, e foram plantadas centenas de árvores em seu entorno. A DOMÍNIO foi responsável pelo projeto e gerenciamento das obras do Parque.
- Selo Sócio Ambiental
Lançado em 2013, o selo foi criado para estar presente em todos os materiais de comunicação da DOMÍNIO. É composto pelas figuras de uma folha e uma gota, e representa o compromisso da empresa com a conservação e ampliação de áreas verdes e a preservação de mananciais nas regiões em que desenvolve seus empreendimentos.
Projeto Domínio Águas Limpas
O projeto tem como objetivo a conscientização da sociedade sobre o cuidado, a preservação e a recuperação das regiões de encosta dos rios Mandu e Sapucaí Mirim, que abastecem Pouso Alegre/MG. Realizado no início do mês de junho, durante a Semana do Meio Ambiente, o projeto tem como proposta contribuir no combate à poluição das águas e auxiliar no fortalecimento de outras ações, tais como a gestão de resíduos sólidos, a proteção de mananciais, da flora e fauna local.
Em 2013, o projeto Domínio Águas Limpas foi realizado com o apoio de colaboradores voluntários da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC) e da Fazenda da Esperança de Pouso Alegre. Também participarão da ação colaboradores voluntários da DOMÍNIO.
Para seu desenvolvimento, foram formados grupos de mobilização para a limpeza das áreas de encostas do rio Mandu, além do trabalho de conscientização e educação de moradores de áreas próximas das encostas sobre a importância da preservação dos mananciais. O projeto viabilizou a retirada de cinco caminhões de lixo de grande porte e mais de 16 mil litros de detritos, além de material reciclável, descartados inadequadamente nas encostas do rio.
Ainda como parte do projeto, foram distribuídas cartilhas de conscientização para a população em geral, em especial para os habitantes das regiões próximas as encostas dos rios e em escolas públicas e particulares, apresentando conteúdos relacionados à preservação de recursos hídricos e da importância da preservação e conservação dos mananciais da cidade.
Projeto Domínio + Verde
O projeto visa conscientizar a população a respeito da importância da preservação das matas e ampliação das áreas verdes urbanas e é composto por atividades de educação ambiental junto às escolas particulares e municipais de Pouso Alegre e por ações práticas de revitalização de áreas verdes da cidade. É realizado na segunda quinzena do mês de setembro, durante a Semana da Árvore.
Na edição de 2013, os esforços foram voltados para a revitalização do Parque Francisco de Assis Vilela, localizado ao lado do Fórum, no Residencial Santa Rita. Diversas mudas de árvores como palmeiras, flamboyants e hibiscus e mais de 32 tipos de árvores nativas e frutíferas, de médio e grande porte, foram plantadas em toda a extensão do Parque, com base em um projeto paisagístico desenvolvido pela DOMÍNIO e parceiros da ação, com aprovação da Prefeitura Municipal.
Na área educacional, foram distribuídas cartilhas com orientações sobre a conservação do meio ambiente para estudantes dos colégios São José, Anglo, Integral, Bandeirante, Objetivo, CAIC Árvore Grande, APAE e estudantes da rede municipal que participaram do Desafio Prova Brasil. Nas escolas Objetivo e CAIC Árvore Grande, os alunos também receberam mudas de árvores frutíferas para serem transplantadas em garrafas Pet ou embalagens Tetra Pak, levados de casa. A atividade acadêmica foi coordenada por professores de Ciências e Artes das escolas, que incentivaram as crianças a customizarem seus vasinhos e orientaram quanto ao plantio.
A DOMÍNIO está aberta a criação de parcerias com instituições públicas e privadas para o desenvolvimento de ambos os projetos nos próximos anos.
Caso queira colaborar como voluntário, ser um parceiro ou apoiador de uma destas ações entre em contato pelo e-mail adm@dominioengenharia.com.br.